SUGESTÃO DOMINGUEIRA

domingo, abril 16, 2017

Olá meninas e meninos,
A sugestão domingueira de hoje passa por uma visita a Sintra. Neste caso à Vila de Sintra que foi considerada Património Mundial da UNESCO em 1995, em particular ao Palácio Nacional da Pena (que é para mim um dos monumentos nacionais mais bonitos). Talvez porque sou uma apaixonada pelo Romantismo, e o Palácio é uma das melhores expressões do estilo arquitectónico.

Como certamente sabem a ocupação daquela região já remonta ao Neolítico, sendo sucessivamente ocupado por todos aqueles que passaram e permaneceram na Península Ibérica: Romanos, Mouros e Cristãos. Já no século XVI, D. Manuel I ao cumprir uma promessa, ordena a construção de um convento que doa à Ordem de São Jerónimo. Ao longo dos séculos o convento vai sofrendo alterações pelas mãos de vários artistas, de destacar a figura de Nicolau Chanterenne (é um dos favoritas, tá? #semjulgamosparaestanerd). Mas foi apenas no século XIX, que o rei-consorte D. Fernando, após um passeio em Sintra decide adquirir o velho convento, a cerca, o Castelo dos Mouros, quintas e matas circundantes, e inicia assim um projecto de reconstrução e construção do que hoje conhecemos como Palácio Nacional da Pena.

Recentemente voltei ao Palácio Nacional da Pena para uma visita guiada, acontece durante todo o ano, sempre às 14h30, contudo é necessária uma marcação, e compra de um bilhete adicional para o efeito, mas vale muito a pena (viram o trocadilho?). E apesar de não ser a primeira vez que visitei o Palácio, com a visita guiada descobri novos lugares, novas histórias e artistas que deram o seu contributo naquele monumento. 

Não posso contar muito mais, já que o melhor é ir e visitar! Mas a minha sugestão de um dia perfeito em família, a dois ou até sozinho, no Palácio Nacional da Pena seria de manhã visitarem primeiro os jardins e matas que contam com mais de 2000 espécies vindas de todo o mundo, está mais fresco e conseguimos sentir toda a mística de Sintra, para aqueles que estão mais cansados ou com mais dificuldades de locomoção podem apanhar o transfer para o Palácio directamente, custa 3€ (ida e volta), mas o melhor mesmo é passear… ir subindo aos poucos, explorar, respirar aquele ar puro e ouvir os pássaros. Depois recomendo um almoço no Palácio, no restaurante que tem refeições para todos os gostos (até vegetarianas), e por fim, a visita às 14h30 onde durante aproximadamente 90 min. somos deliciados pelas histórias do Palácio, e se tiverem a sorte de terem uma guia como a nossa (Olá Dora), vão desejar nunca sair de lá!

Quem me acompanha no instagram (@ana_na_suecia) viu a visita em filmes e fotos, hoje deixo-vos algumas das "milhentas" fotos que tirei para sempre recordar!










Podem consultar todas as informações sobre o Palácio Nacional da Pena aqui

XOXO

Pode gostar também de...

0 comentários

Olá Meninas e Meninos,
Todos os comentários são importantes para mim. Obrigada pelo vosso tempo.
XOXO